Você está em: Página inicial » Notícias » Qual é o significado da Quaresma?
14 de Fevereiro de 2018

Qual é o significado da Quaresma?

A Quaresma é o período de 40 dias dedicado pelos cristãos à preparação para a Páscoa. Desde os primeiros séculos do cristianismo é vivido como um tempo de penitência e de renovação para toda a Igreja, com a prática do jejum e da abstinência. A Quaresma começa na quarta-feira de Cinzas e termina imediatamente antes da Missa da Ceia do Senhor (Lava-pés), na quinta-feira Santa, quando tem início o Tríduo Pascal.

Todos os anos, durante os 40 dias da Quaresma, a Igreja une-se ao mistério de Jesus no deserto (Cf. Catecismo da Igreja Católica, 540). Ao propor aos seus fiéis o exemplo de Jesus que se retira para o deserto (Lc 4,1ss), os fiéis preparam-se para a celebração das solenidades pascais principalmente através da oração, do jejum e da caridade (Mt 6,1ss).

Aqui no Brasil, a Quaresma é também ocasião de refletir e fazer repercutir na sociedade e na vida cristã temas relacionados a justiça social e à dignidade humana. A Campanha da Fraternidade visa ajudar-nos a tornar nossa fé mais coerente e atenta aos sinais dos tempos. O tema da Campanha da Fraternidade 2018 é “Fraternidade e superação da violência”.

É importante que cada pessoa avalie a própria caminhada tendo sempre como critério o Evangelho e os ensinamentos da Igreja, assumindo os exercícios de penitência e piedade conforme sua realidade e condição humana. Devemos sempre considerar o que Jesus mesmo disse: “Quero misericórdia e não sacrifício” (Mt 12,7).

Já celebramos a Quarta-feira de Cinzas, com duas Missas na Igreja Matriz (às 15h e às 19h30). Fique atento à nossa programação para celebrar conosco este tempo tão importante de nossa Igreja!

Fonte: a12.com
Paróquia Sant'Ana 2018. Todos os direitos reservados